domingo, 12 de agosto de 2012

De perto ninguém é normal - No cinema




Paulo Mendes Campos já nos ensinou a diferença entre chatear e encher. Cá com os meus botões, eu tenho uma teoriazinha que diferencia o chato do sistemático. O chato é aquele que incomoda o outro. Chato é carrapato, o povo diz, com sua sabedoria prática e plurissignificativa. Chato é o pica-pau, o Ace Ventura, o Faustão. Já o sistemático não incomoda, mas se sente incomodado pelo outro. É o eterno personagem do Woody Allen. É o fresco. Sou eu.

Definitivamente, eu sou sistemática. Cinematograficamente sistemática. Incomodam-me coisas grandes, como celular tocando durante a projeção; coisas pequenas, como o barulho do saquinho de pipoca; coisas esdrúxulas, como gente chutando a cadeira da fila da frente; coisas normais, como tosse e espirro dentro do cinema.

Aliás, pesquisas de Harvard ou de Cambridge já devem ter descoberto os genes que controlam os neurotransmissores que produzem o pigarro (alheio) nas horas mais impróprias. Alguém vai tossir no momento em que o personagem fizer a maior revelação do filme de suspense, se declarar no romance, ou disser a frase mais nonsense no filme cult. E eu não vou ouvir. (No caso do filme cult, não faz mal, porque eu não iria entender mesmo). É sempre ao meu lado aquele barulho incômodo de gente existindo.

Também acho insuportável quando todo mundo começa a se levantar e a conversar segundos antes do término da projeção. Será que ninguém vê que eu estou tentando ler os créditos finais? No meu código de conduta em espetáculos públicos, não se deve desgrudar a bunda da cadeira até que as luzes se acendam. 

Por essas e outras, eu assinaria qualquer abaixo-assinado para projeto de lei que proibisse comida, conversa e circulação durante a projeção. Seria da maior relevância cultural, né não? Entrou no cinema, está proibido de emitir ruídos de qualquer espécie. Exceto nas comédias, que só são engraçadas no cinema, justamente porque a risada é contagiante. Nos demais filmes, deve-se proceder com quietude reverencial.

Imagina se alguém conversa na hora do “Rosebud”, do “I see dead people”, do “We’ll always have Paris” ou do “Dadinho é o caralho, meu nome agora é Zé Pequeno”? Imagina se alguém atravessa na minha frente na hora do iceberg, nunca mais eu iria entender como Deus afundou o Titanic...

Hendye Gracielle

Hitchcock é dos meus!


***

Se você ainda não sabe a diferença entre chatear e encher, é só conferir a crônica do Paulo Mendes Campos no volume dois da coleção Para Gostar de Ler. Mas se você não sabe o que é Para Gostar de Ler, ou você não teve infância ou ela aconteceu depois dos anos oitenta. Em ambas as hipóteses, você não tem salvação.

15 comentários:

  1. "É sempre ao meu lado aquele barulho incômodo de gente existindo". Creeeedo, depois eu é q sou a chata. Vc me supera d longe. Fresca!!!!!!!
    Qual o filme q vc foi ver??

    Dalila.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Você é chata. Eu sou sistemática!...rrsrsr

      Fui ver filme nenhum, a semente dessa crônica foi no Festival de Cinema de Montes Claros!

      Beijos!

      Excluir
  2. Simplesmente hilário! Confesso que, a mim também, muitas coisinhas incomodam... No seu caso, pelo menos rende crônica!

    Sabe que jurava que a diferença ultra básica entre chatear e encher me tivesse sido dada pelo Stanislaw Ponte Preta? Acho que tá na hora de voltar a ler a sacrossanta coleção Para Gostar de Ler: Eternos clássicos da minha infância...

    Grande beijo!

    Edilza

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ei!! Hilário agora, né. Na hora que acontece é a morte...rsrs.

      Eu também jurava que era do Stanislaw, mas ainda bem que não confiei na minha memória antes de publicar...rsrs.

      Mas vale ler a coleção novamente. Eu já quis ler na ordem de publicação, ainda farei isso...rsrs. "Sacrossanta", boa! E olha que sua infância nem foi nos 80, né...rsrs

      Beijos!! Obrigada!

      Excluir
    2. Ah neeem!!! Visito religiosamente o blog, comento, curto no face, faço campanha... e é isso que recebo em troca! Aff...

      Excluir
    3. Sua sorte é que suas crônicas tem me ganhado... kkkk

      Excluir
  3. Ai ai... acho que "Para NÃO gostar de ler" foi pra mim! rsrsrsrs

    Pois bem! Você sempre nos surpreendendo!

    Dindinha é muito sistemática mesmo... Eu sou Sistemática e chata, ne?

    rsrsrsrs

    Bjos te amo ♥

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ei, Tia! Sistemática e chata... Ainda bem que vc mesma já confessou...rsrs. Mas não faz mal, de perto ninguém é normal...rsrsrs

      Valeu. Beijos. Te amo.

      Excluir
  4. Não sei o que está melhor: o post ou o post-scriptum... (ou o Titanic ter afundado - acho até que aquela m* já deveria ter "nascido" um submarino...)

    Concordo com você: o gostoso do cinema é exatamente o ritual. Caso contrário, os DVD's estão aí, né?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é, ultimamente eu tô preferindo DVD, porque nos cinemas tá brabo...rsrs

      Mas eu nem posso reclamar muito, porque tive uma experiência que só poderia ocorrer no cinema, que foi ver um filme de Woody Allen queimar (literamente a película pegou fogo e ficou marcado na tela). Me senti em Cinema Paradiso...rsrs.
      Isso é impagável...

      Valeu pela visita! Abraços efusivos!

      Excluir
  5. "É sempre ao meu lado aquele barulho incômodo de gente existindo"

    Não é o Jorge que tá sempre "existindo" ao seu lado no cinema não, é?

    Abraço,

    Anderson

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Uai, às vezes tenho ido sozinha ao cinema, e mesmo assim ouço gente existindo... Você matou a charada!!!...rsrs.

      Valeu!

      Excluir
  6. Confesso que não estive assíduo, mas tive boas razões!
    Prometo ler e comentar todos que ainda não fui capaz de fazê-lo.

    Quanto à crônica...

    Por isso gosto de filme legendado, se eu não ouvir... dá pra ler! ;)

    E duplamente obrigado!!! Pelo prazer da leitura dessa crônica e por fazer-me sentir mal por não conhecer "para gostar de ler" ¬¬.

    E parafraseando sua melhor comentarista, todo mundo se incomoda com essas coisas, uns menos, outros mais... mas no seu caso pelo menos rende crônica!!!

    ;)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eba, você voltou!!! Pelo menos ao blog!!!

      Leia tudo e comente mesmo, adoro seus comentários!!!
      Mas não tenha pressa, tô sabendo (pelo facebook) da sua vida difícil...rsrs.

      Beijos!!! Obrigada!!!

      Excluir

Eu vou ficar feliz em saber que você passou por aqui! Deixe um comentário!