domingo, 6 de maio de 2012

“Por isso temos braços longos para os adeuses”



Essa semana o pai de um querido amigo faleceu, e eu me vi sem palavras que pudessem confortar sua dor e demonstrar meu pesar.

Lancei mão de um poema de Vinicius de Moraes, que relera há poucos dias, sem saber que estaria próximo o infeliz momento de empregá-lo. Na ocasião, apenas achei-o sublime.

Lembrando do poema, senti-me satisfeita por ter o livro na estante. Em vez de empreender uma mecânica e fria busca no Google, com o livro em mãos pude folhear suas páginas à procura do poema, o que proporcionou ao momento a intensidade que ele merecia. E pude transcrevê-lo de próprio punho da página ao cartão, materializando meus sinceros pêsames com o cuidado e a delicadeza que meu amigo com toda certeza merece de mim e do mundo.

POEMA DE NATAL
(Vinicius de Moraes)

Para isso fomos feitos:
Para lembrar e ser lembrados
Para chorar e fazer chorar
Para enterrar os nossos mortos –
Por isso temos braços longos para os adeuses
Mãos para colher o que foi dado
Dedos para cavar a terra.

(...)

Pois para isso fomos feitos:
Para a esperança no milagre
Para a participação da poesia
Para ver a face da morte –
De repente nunca mais esperaremos...
Hoje a noite é jovem; da morte, apenas
Nascemos, imensamente.


Escrevi os trechos acima, e só então tive a profunda compreensão da beleza e da imensidão dos dois últimos versos, os quais eu sabia de cor, mas não de coração. Acho que a beleza do poema conforta, e a redenção dos últimos versos traz esperança aos que crêem. Não uma vã esperança de impedir a morte, posto que já consumada, mas de transcendê-la.

E me senti, de certa forma, aliviada pela compreensão ter surgido do luto alheio.
E um pouco culpada pela sinceridade do pensamento.


Hendye Gracielle
_______________



PS.: está na página 88 do livro “Nova antologia poética”, de Vinicius de Moraes. Edição da Companhia de Bolso, os poemas foram selecionados por Antônio Cícero e Eucanaã Ferraz.

Sou grata à querida colega Luana, que me presenteou com o livro por ocasião de minha formatura, com a gentil dedicatória: “És preciosa aos meus olhos”. Que delicadeza! 

8 comentários:

  1. És preciosa aos olhos de todos nós, amada!
    Lindo o blog... o "Jorge" deve estar imensamente FELIZ! Te amamos... Deus te abençoe! ♥♥♥

    Tia Flávia e Cia

    ResponderExcluir
  2. Um conhecido meu diria que o blog e os textos estão "acima da matéria", mas eu prefiro usar as palavras de uma outra coleguinha que, de maneira simples e prática, demonstra sua admiração pelas coisas... "DOIDO DEMAIS!!!"

    O blog tá show! Mais uma vez, "VC BRILHOU!"

    Eveline

    ResponderExcluir
  3. Hendye, você é phoda! (sim, isso é um puta elogio!)

    São tantos assuntos abordados diante de um só gatilho, é difícil até pra comentar! Concordo com a questão da "transcendência" mas seria adorável poder ouvi-la falar sobre isso ;)

    PS.: que orgulho tenho da SUA estante, rs =)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Colega querido, valeu pelo incentivo!

      Há pessoas que economizam nos carinhos públicos; você, felizmente, não é dessas, a notar pela efusividade dos elogios, que foram muito generosos!

      Adorei que você veio ler meu blog, e fiquei muito feliz pelos comentários!

      Obrigada. Bjs!

      Excluir
  4. Minha amiga culta INSUPORTÁAAVEEEELLLL, hehe...

    Concordo com o João,fodástica, principalmente em relação à transcendência, como já postei pra vc no face. Assunto interessante d ser discutido, hein?!

    Juntando vc e o João então, vai sair cada coisa, heheh...

    Dalila !!!!!!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ei, colega! Fodásticos são vocês, meus amigos queridos...

      Acho que o assunto rende muita prosa mesmo.
      O problema é que, se nos encontrarmos pessoalmente pra conversar, você e João vão estar sóbrios, e eu nem tanto, provavelmente...rsrs.
      Aí eu já não sei no que vai dar...

      Valeu demais! Beijos!

      Excluir
  5. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir

Eu vou ficar feliz em saber que você passou por aqui! Deixe um comentário!